Skip to main content

Acervo da Fundação Bienal de Arte de Cerveira disponível online

acervo

 

No total são mais de 500 as obras da Coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), representativas das tendências da arte contemporânea nacional e internacional, que podem ser agora consultadas online, através do link: http://catalogo.bienaldecerveira.pt/. O objetivo, segundo o vice-presidente da FBAC, Nuno Correia, passa por “disponibilizar às comunidades científica e artística, bem como à sociedade, em geral, este valioso património, ilustrativo do panorama artístico português das últimas quatro décadas”.

Integrada num software de gestão de património museológico, esta plataforma permite, através do interface público, dar a conhecer a Coleção da FBAC, que aumenta anualmente, devido a doações de artistas e através de aquisições dos premiados nas diversas bienais. De navegação simples e intuitiva, são incluídas nas obras informações como o seu autor, técnica, entre outras informações de relevo, dando especial destaque aos conteúdos multimédia (imagem e vídeo).
Esta estratégia envolve a “projeção desta Coleção no exterior, avaliada em mais de um milhão de euros, e pretende contribuir para o posicionamento desta que é a bienal de arte mais antiga do país”, referiu o Vice-presidente da FBAC, Nuno Correia.
Com um legado de quase quatro décadas de existência e de um reconhecimento nacional e internacional, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira apresenta-se, assim, como uma entidade que gere, valoriza e promove o património cultural móvel e a arte contemporânea, criando e dinamizando eventos de diversa natureza e tipologia que visam essencialmente a promoção da arte e do seu próprio acervo. Este projeto cujo interface é agora apresentado ao público, surge no âmbito da candidatura “Bienal de Cerveira – 35 anos de valores culturais e arte contemporânea”, cofinanciado pelo ON.2, QREN e U.E.