Documentário da XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira apresenta-se em três festivais internacionais de cinema

cartaz_xviiibc

 

“Cannes Corporate Media & TV Awards”, “CIFFT Festivals the 49th TOURFILM – International Tourism Film Festival” e “ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo”, são os três festivais internacionais de cinema e turismo em que a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) se vai apresentar com o documentário da XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira (2015).

Para o presidente da FBAC, Fernando Nogueira, “este é mais um passo dado na estratégia de internacionalização da bienal de arte mais antiga do país, com a inserção e potenciação do evento em redes internacionais”. O documentário da XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que reúne os momentos mais marcantes da última edição do evento, compete assim em três festivais internacionais de renome.

O Cannes Corporate Media & TV Awards, que decorre a 12 e 13 de outubro deste ano, distingue anualmente os melhores filmes corporativos do mundo, media online e produções de TV, num dos centros de cinema mais importantes: Cannes, França. É o único festival de filmes corporativos que tem lugar na famosa cidade, conhecida por filmes e produções publicitárias.

Realizado desde 1967, o TOURFILM – International Tourism Film Festival é o mais antigo festival de cinema internacional do mundo focado em turismo. O festival é um dos 17 membros do Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (Comité International des Festivals du Film Touristique, CIFFT), que associa e ajuda a desenvolver os mais prestigiados festivais internacionais de audiovisual na indústria do turismo. Realiza-se em Karlovy Vary, na República Checa, de 6 a 8 outubro 2016.

Por sua vez, o ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é um evento organizado pela APTUR – Associação Portuguesa de Turismologia e pela BRIDGE – Events and Entertainment e com o apoio oficial da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. O Festival ART&TUR surgiu da ambição de instituir em Portugal um evento pioneiro que pudesse ser, simultaneamente, um polo de criatividade e inovação no domínio da promoção turística, um fórum de reflexão sobre as novas tendências do turismo, facilitando o diálogo entre os especialistas universitários e os representantes do setor empresarial. A 9.ª edição terá lugar de 19 a 22 de outubro de 2016, na cidade de Vila Nova de Gaia.

Numa altura em que já se prepara a XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira (2017), a consolidação e internacionalização do evento “contribui para o reforço da notoriedade da Região Norte no mundo, enquanto um espaço de modernidade e de qualidade de vida, com reflexos ao nível da sua atratividade” acrescentou o membro do Conselho Diretivo da FBAC.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone