Skip to main content

 

“VIDEORAMA” foi o nome da primeira mostra da Coleção do Museu Bienal de Cerveira realizada no Brasil.  Entre 1 a 24 de março de 2018, o Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, associou-se ao programa de comemorações dos 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira.

Apresentando uma seleção de vídeos originalmente exibidos nas Bienais Internacionais de Arte de Cerveira (BIAC), esta exposição foi representativa da ampla diversidade de gerações, origens e de experimentações artísticas que marcaram e definiram o evento ao longo da sua história e a sua importância no panorama artístico contemporâneo português e internacional.

“No ano em que se assinalaram quatro décadas deste que é um dos eventos mais marcantes das artes plásticas do país e dando continuidade à estratégia de internacionalização, foi para nós uma honra cruzar o oceano Atlântico e apresentar 13 artistas internacionais do nosso acervo” afirmou o Presidente da FBAC, Fernando Nogueira.

Comissariada por Elisa Noronha e José António Lacerda, a exposição “VIDEORAMA” falou-nos sobre a experimentação videográfica própria do início do século XXI que, de acordo com Arlindo Machado, transita entre a profusão de técnicas e os modos precários de captação e criação de imagens (cinema, vídeo digital, imagens sintéticas, fotografias, arquivos pessoais); e entre os vários géneros e/ou linguagens artísticas (videografia, filme, performance, documentário, ficção, etc.). Experimentações estas não técnico-formais, mas orientadas por conceitos. Neste sentido, “VIDEORAMA” versou também sobre identidade, sobre representação, sobre apropriação, sobre o real e principalmente sobre o tempo não fluente e sim descontinuado.

A iniciativa integrou a candidatura “Bienal Internacional de Arte de Cerveira: 40 anos que projetam o futuro”, que contou com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

 

Artistas representados: Fernando Velázquez (UY), Cristian Gradín Carbajal (ES), Xosé Lois Vásquez (ES), José Manuel Moriño (MX), Marcin Dudek (PL), Albert Merino (ES), Nela Quesada (ES), Luis Filgueiras (PT), Boja Vasic (CA), Paula Almozara (BR), Inês Norton (PT), Johanna Speidel (DE) e Mariko Aoki (JP).

Datas: 1 a 24 de março de 2018

Local: Museu Victor Meirelles. Rua Rafael Bandeira, nº 41 – Centro | Florianópolis – SC | http://museuvictormeirelles.museus.gov.br/

Horário: terça a sexta-feira, das 16h00 às 18h00