Skip to main content

FBAC acolhe bootcamp do Arts + Handicrafts Alto Minho | 11 a 13 de janeiro

 

No âmbito do Arts + Handicrafts Alto Minho, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira acolhe, de 11 a 13 de janeiro, um bootcamp com os selecionados do concurso de ideias, que terminou a 16 de dezembro de 2018.
No bootcamp serão escolhidos, através de um “pitching”, os 5 projetos que passarão à 2.ª fase, para desenvolvimento dos protótipos junto dos artesãos.

O projeto Arts+Handicrafts Alto Minho é uma iniciativa da CIM Alto Minho (Comunidade Intermunicipal do Alto Minho), produzida pela MARCA-D’ÁGUA e tem como objetivo reinterpretar através do design, arquitetura ou artes plásticas, os ofícios e artesanato tradicionais do território do Alto Minho. O objetivo é contribuir para a preservação do património imaterial dos saberes e ofícios guardados na região através de uma abordagem contemporânea às técnicas, saberes e produtos característicos e existentes neste território.

Partindo de novas propostas e interpretações de produtos existentes e desenvolvidos com base artesanal, da aplicação de técnicas tradicionais a objetos e projetos de linguagens atuais, ou da interpretação do património simbólico e da memória desta região, o Arts + Handicrafts Alto Minho vai selecionar cinco propostas para desenvolvimento e prototipagem, apresentando-os em exposição numa coleção que cruza este património do Alto Minho com abordagens e estéticas contemporâneas.

As propostas foram selecionadas a partir de um concurso nacional onde os criadores apresentaram ideias que tenham por base as técnicas referenciadas no mapeamento dos artesãos do Alto Minho. Deste concurso serão selecionadas 15 ideias para participarem num bootcamp no Alto Minho, das quais 5 serão escolhidas para construção de protótipo e desenvolvidas entre os respectivos autores e os artesãos do Alto Minho.

 

Mais informações: https://artshandicrafts.marca-dagua.pt/