Fundação Bienal de Arte de Cerveira é parceira no concurso de Pintura ao Ar Livre ‘António Fernández’ | 18 de agosto

 

No âmbito da constituição da Eurocidade Cerveira-Tomiño, a VII do Concurso de Pintura ao Ar Livre ‘António Fernández’ cruza o Rio Minho no próximo dia 18 de agosto. A Fundação Bienal de Arte de Cerveira é parceira deste evento que, pela primeira vez, permite que todos os participantes criem as suas obras nas duas margens do Rio Minho, em Tomiño e Vila Nova de Cerveira.

À semelhança dos anos anteriores, o concurso de pintura reúne uma grande variedade de artistas e aficionados da pintura nas margens do Rio Minho. Tendo como ponto de encontro a Aula Museo Antonio Fernández, os participantes têm todo o dia 18 de agosto para idealizar, elaborar e concluir as suas criações, que deverão ser entregues sem assinar, juntamente com o cavalete cedido, no mesmo dia entre as 17h00 e as 18h00 (hora galega) no Espazo Fortaleza de Goián.

Pela primeira vez, o concurso ganha o cariz transfronteiriço, com o seu alargamento às duas margens do Rio Minho, em Tomiño e Vila Nova de Cerveira, resultado da colaboração entre o concelho de Tomiño, a comunidade de Montes de Goían e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, integrando a iniciativa no âmbito da Eurocidade Cerveira-Tomiño.

No que diz respeito às regras do concurso, as obras devem ser realizadas num suporte rígido como uma tela ou placa de 1 cm de espessura no mínimo, em branco, sem textura ou moldura. Os espaços para a realização dos trabalhos são estabelecidos pela organização e comunicados aos participantes no próprio dia do concurso.

O júri, composto por personalidades do mundo das artes e por membros das entidades patrocinadoras dos prémios, vai reunir-se a partir das 18h00 (hora galega) no mesmo dia para emitir a decisão final. Existem três prémios patrocinados pelas entidades colaboradoras – Concelho de Tomiño, Comunidade de Montes de Goián e Fundação Bienal de Arte de Cerveira – especificamente o primeiro prémio corresponde ao montante de 1.500 euros e o segundo e terceiro prémio é no valor de 500 euros. Todas as obras serão expostas de 19 a 25 de agosto no Centro Goianés de Tomiño e entre 26 e 31 de agosto na Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

Para mais informações ou para formalizar a inscrição, os interessados devem aceder ao portal web da Eurocidade Cerveira-Tomiño ou presencialmente no próprio dia, 18 de agosto, das 09h30 às 11h30 (hora galega) na Aula Museo Antonio Fernándes de Goián.

De realçar que esta competição integra as atividades desenvolvidas pela Eurocidade no âmbito da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño, um projeto cofinanciado a 75% pelo programa INTERREG VA POCTEP, fundos FEDER da União Europeia.

 

« Fonte: Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira

X