Pintor Jaime Isidoro dá nome a futura praça

Por proposta do Presidente do Município de Vila Nova de Cerveira, a praça a criar na confluência da Rua Queirós Ribeiro com a Rua do Arrabalde vai chamar-se Praça Jaime Isidoro. Projeto integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana, alicerçado no conceito de funcionalidade e organização estética daquele espaço.

É mais um reconhecimento a um dos artistas responsável pela criação da reconhecida Bienal Internacional de Arte de Cerveira. A atribuição do topónimo Jaime Isidoro à futura praça a nascer na rua onde teve casa durante vários anos foi aprovada na última reunião de câmara. A presente proposta de urbanização está a ser trabalhada com base num dos quadros de Jaime Isidoro, cabendo à Escola Superior Gallaecia a execução da ideia num projeto que promete surpreender pela estética e, acima de tudo, dar funcionalidade a um espaço que atualmente se encontra inutilizado.
A futura Praça Jaime Isidoro integra o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) do concelho de Vila Nova de Cerveira que tem como objetivo promover a fixação de pessoas e criar condições para que população e turistas demandem com regularidade na área delimitada. Das cinco ações prioritárias do PARU, neste momento já estão em curso as empreitadas de requalificação da envolvente da Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira e da Praça D. Dinis e Envolvente. Está ainda prevista avançar com a reabilitação do Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários, a beneficiação do Auditório Municipal e a criação da Praça Jaime Isidoro
De sublinhar que Jaime Isidoro, artista plástico, promoveu os Encontros Internacionais de Arte e criou as Bienais Internacionais de Arte de Cerveira. Foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira (1982), com a Medalha (Grau Ouro) da Câmara Municipal do Porto (1988) e com a Medalha (Grau Ouro) da Câmara Municipal de Gaia (2002). Foi ainda condecorado com a “Ordem de Mérito, Grande Oficial” pelo Presidente das República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva (2006). Em outubro de 2012 é-lhe atribuído, a título póstumo, a “Medalha de Honra” do Município de Vila Nova de Cerveira. Há dias foi inaugurado um mural de homenagem a Jaime Isidoro na fachada principal da Casa do Artista, numa intervenção artística da autoria de Ana Torrie e, futuramente, dará nome à rua onde teve uma habitação.

 

Texto: Gabinete de Comunicação da CMVNC

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone