Tema

DA POP ARTE ÀS TRANS-VANGUARDAS, Apropriações da arte popular

Desde a primeira Bienal Internacional de Arte de Cerveira que as temáticas de investigação apresentadas permitiram debater alguns dos problemas da arte contemporânea ou arte pós-moderna.
Temas como a “Arte, Natureza, Ambiente”, “Arte, Tecnologia e Ciência”, “ O Artista e a Globalização: o seu papel como Actor Social”, “A Relação da Arte com a Academia no Século XXI – Criatividade – Academismo” foram amplamente debatidos nestes 39 anos de percurso deste evento.
Hoje, com a tentativa de aproximação entre o saber popular e a Universidade, é oportuno pensar como valorizar a investigação dita erudita, aproveitando o conhecimento adquirido através dos tempos pelas populações e a experiência dos antepassados nos diversos campos da sociologia e da filosofia para além da dita arte popular. Assim, o tema ”DA POP ARTE ÀS TRANS-VANGUARDAS” reveste o choque tecnológico que temos vindo a atravessar e que só foi conseguido pelo acumular do saber através dos séculos e pela identidade das nossas populações.

 

Cabral Pinto
(Coordenador Artístico da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someone
X