Skip to main content

FBAC acolhe Seminário Internacional Património Mundial, Património Vernáculo & Património de Terra | 8 novembro

Seminário Internacional Património Mundial, Património Vernáculo & Património de Terra

 

Na próxima sexta-feira, 8 de novembro, especialistas internacionais da Nova Zelândia, Irão, Itália, França e Espanha, especialistas portugueses, e representantes da Direção Geral do Património Cultural Português, irão discutir no Fórum Cultural de Cerveira a importância de se proteger o património.  A iniciativa é promovida pela Escola Superior Gallecia e conta com o apoio da Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

O Seminário Internacional “Património Mundial, património vernáculo, património em terra” é organizado pela Escola Superior Gallaecia, em Vila Nova de Cerveira, como forma de sensibilizar os municípios, os projetistas e as populações para a importância de se proteger o património português. Nos últimos anos, muito do património não classificado, tem sido sistematicamente destruído ou “reabilitado”, o que resulta no seu desaparecimento acelerado.
A abrir o Seminário Internacional, a arq. Paula Araújo da Silva, Diretora-Geral do Património Cultural. Estarão também presentes, a Dr.ª Regina Durighello, Diretora da Unidade de Monitorização de Património Mundial do ICOMOS Internacional de Paris, a Prof.ª Soraya Genin, Presidente do ICOMOS-Portugal, o Arq. Manuel Lacerda, Focal Point Português para o Património Mundial, a Prof.ª Mariana Correia, Presidente do Comité Cientifico Internacional ICOMOS-ISCEAH (património em terra) e Presidente da esGallaecia, o Diretor da Escola de Arquitetura da Universidade de Florença, Prof.ª Camilla Mileto e Prof. Fernando Vegas, responsáveis do grupo de património vernáculo da Universidade Politécnica de Valencia, especialistas internacionais como Arq. Ian Bowman (Nova Zelândia), Dr. Rasool Vatandoust (Irão), e especialistas nacionais como o Prof. Gilberto Carlos, a Prof.ª Ana Lima e a Prof.ª Goreti Sousa, do Centro de Investigação Ci-ESG, da Escola Superior Gallaecia.
O evento é organizado no âmbito do projeto europeu de investigação 3dPast “Leaving and virtual visiting European World Heritage”, coordenado pela Escola Superior Gallaecia (Portugal), com a parceria da Università degli Studi di Firenze (Itália) e da Universitat Politècnica de València (Espanha).
O seminário internacional recebeu o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira e da Fundação da Bienal de Cerveira, e o apoio institucional da Cátedra UNESCO – Arquitetura de Terra, Culturas Construtivas e Desenvolvimento Sustentável; do ICOMOS-CIAV (património vernáculo); do ICOMOS-ISCEAH (património em terra); do ICOMOS-Portugal; da INTBAU e da Ordem dos Arquitectos.

A entrada é livre, condicionada a inscrição prévia por meio de email 3dpast@esg.pt ou telefone (+351) 251 794 054.