Skip to main content

 

De modo a fazer perdurar a qualidade e inovação da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, F.P. (FBAC) torna-se fundamental criar condições que visem a sustentabilidade desta estrutura, nomeadamente, através de uma utilização correta e racional dos espaços disponíveis. As instalações apresentam um auditório, um open space, oficinas e gabinetes e a galeria, que poderão ser utilizados para a realização de eventos, exposições, workshops, ateliers criativos, oficinas, cursos de formação especializados, entre outras atividades.

Pretende-se que as normas previstas nestes documentos potenciem o acesso do público em geral e promovam a utilização destes espaços privilegiados, proporcionando o desenvolvimento do setor criativo e artístico e a projeção de uma imagem de modernidade e qualidade de vida do concelho de Vila Nova de Cerveira.

 

panoramica_auditorio

Normas de utilização e cedência das oficinas, gabinetes, open space e auditório

 

galeria

Normas de utilização da Galeria

 

Fórum Cultural de Cerveira

Inaugurado em 2001 e reestruturado em 2010, o Fórum Cultural de Cerveira é um espaço cultural polivalente, dedicado às artes e à criatividade. Assume o papel principal no que às Bienais Internacionais de Arte de Cerveira diz respeito, apresentando-se, de dois em dois anos, como polo central do maior evento de arte contemporânea do país.

Este equipamento cultural, localizado na Avenida das Comunidades Portuguesas, é composto por dois  pavilhões: Sul e Norte.

O Pavilhão Sul, entrada principal para os visitantes, dá acesso à sala de exposições principal e à mezzanine, comummente designada por Galeria, onde são apresentadas exposições individuais e coletivas, bem como ao auditório, com capacidade para cerca de 250 pessoas. Este espaço alberga, ainda, a reserva do Museu Bienal de Cerveira, cujo acervo é constituído por mais de 700 obras de arte contemporânea, adquiridas e doadas ao longo das várias edições decorridas desde 1978.

No Pavilhão Norte a produção artística encontra o seu lugar, tendo como bastidores as oficinas de gravura e serigrafia, cerâmica, arte digital e pintura/desenho. No âmbito da Incubadora de Indústrias Criativas Bienal de Cerveira, esta área possui ainda gabinetes equipados e um open space, espaços multifacetados que acolhem eventos de menor escala.

O Fórum Cultural de Cerveira afigura-se, assim, um palco de eventos artísticos/culturais por excelência, promovidos maioritariamente pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira e pelo Município de Vila Nova de Cerveira, tais como exposições de arte contemporânea, espetáculos multidisciplinares, conferências, workshops, entre outros.

Para mais informações por favor contacte: geral@bienaldecerveira.pt ou (00351) 251 794 633.